Depoimento Maria Angela do Prado

A escrita surgiu em minha vida de maneira tranquila, em que tudo era novidade, adorava ouvir histórias e reproduzí-las.
Lembro-me perfeitamente das figuras no quadro e os alunos compondo e lendo suas composições . Novos horizontes foram abertos e enriquecidas com o domínio das letras.
A leitura surgiu como consequência do ato da escrita, pois, escrevíamos muito, nós e que fazíamos as nossas próprias apostila, ou seja, caderno que resolvíamos as atividades que posteriormente eram apresentadas a todos os colegas. O conhecimento era construído gradativamente, mas de forma sólida e apreciativa.
No  ensino Médio encontrei algumas dificuldades na produção textual, uma vez que não eramos encontrados a ler.
As atividades com leitura ocorriam com o uso do livro didático. atualmente o acesso as novas tecnologias, revistas, jornais ,oportuniza os alunos o contato com os diversos gêneros textuais.
Trabalho a interdisciplinaridade,  tive necessidade de inserir nas aulas de matemática conteúdos que estimula  o aluno a ler e interpretar.
Na escola em que trabalho desenvolvemos um projeto de leitura, denominado Textoteca, no qual semanalmente os professores de todos as áreas trabalham com textos diversificados.

2 comentários:

  1. Maria Angela, a Textoteca parece ser uma forma de tentarmos estabelecer a leitura de forma sistematizada. Márcia T. Tanaka

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  2. Maria Angela, trabalhar a intertextualidade é uma maneira inteligente de interligar as disciplinas, e esse é um grande desafio na nossa profissão.

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