quinta-feira, 13 de junho de 2013

Plano de aula : SISTEMA DE EQUAÇÕES DE 1º GRAU COM DUAS VARIÁVEIS.

PLANO DE AULA – 2013 – 8º ANO
TEMA: SISTEMA DE EQUAÇÕES DE 1º GRAU COM DUAS VARIÁVEIS.
TEMPO: 12 AULAS.
OBJETIVOS: O aluno deverá compreender que a solução de um sistema de equações do 1º grau com duas variáveis é o ponto do plano (x,y) que ao mesmo tempo satisfaz ambas as equações e está representado pela intersecção das retas.
JUSTIFICATIVA: O aluno utilizará o conteúdo para resolver situações problemas que irão aparecer no seu cotidiano.
HABILIDADES: - Identificar um sistema de equações do 1º grau que expressa um problema.
                            - Identificar a relação entre as representações algébricas e geométricas de um sistema de equação do 1º grau.
                             - Resolver sistemas lineares ( método da adição e substituição).
                              - Usar o plano cartesiano para representação de pares ordenados, coordenadas cartesianas e equações lineares.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:

                     - Elaboração de uma sequência didática com as etapas:

                               * Levantamento dos conhecimentos prévios.


                               * Proposição de uma situação problema.


                               * Contextualização.


                               * História da matemática.

                               * Construção de narrativas.

                               * Aplicação e sistematização dos conhecimentos.
RECURSOS E MATERIAIS TECNOLÓGICOS:
                          - Aula expositiva.
                          - livro didático e paradidáticos.
                          - malha quadriculada.
                          - laboratório de informática.
                          - livros paradidáticos.

                          - caderno do aluno

                          - currículo oficial.

                          - relatório pedagógico.

                          - matriz de referência.

                          - objetos educacionais encontrados no portal do professor.

                          - pesquisa da importância e o desenvolvimento da matemática, através da    história.
AVALIAÇÃO: O  processo de avaliação deverá ser contínuo, ou seja, durante todo o processo através de observações dos alunos, com ênfase no envolvimento das atividades desenvolvidas pelos alunos.
RECUPERAÇÃO : Deverá ser contínua e paralela, sempre retomando as habilidades através da utilização do mapa de percurso.

6 comentários:

  1. Olá, o Plano de vocês também ficou muito bom. Márcia T. Tanaka

    ResponderExcluir
  2. O Plano de aula de vocês também ficou bom. Márcia T. Tanaka

    ResponderExcluir
  3. Olá colegas do grupo 4,
    O Plano ficou muito bom. Márcia T. Tanaka

    ResponderExcluir
  4. O Plano de Aula ficou muito bom. Márcia T. Tanaka

    ResponderExcluir
  5. Olá, o Plano de Aula ficou muito bom. Márcia T. Tanaka

    ResponderExcluir
  6. Olá, o Plano ficou bom. Márcia T. Tanaka

    ResponderExcluir